26 de jul. de 2009

LUMINÁRIA NOVA


Eu tremo.
A maioria das pessoas não percebem, mas eu tenho o que os neurologistas chamam de "Tremor Essencial ou Familiar". Quando terminei o curso de cozinha no SENAC, pensei em fazer o de garçom (duraria mais 6 meses), mas me dei conta de que não consigo segurar uma bandeja só com uma mão.Tremo mais quando estou de ressaca, numa situação de tensão e stress e tem dias em que eu absolutamente não tremo. Para os outros é imperceptível, mas às vezes para mim é um saco. Bom, mas o tema não é esse.
Comprei uma luminária nova para o meu quarto e como estou acostumada a trocar reparos e buchas de torneiras, lâmpadas e outras coisas que os homens fazem com "uma mão amarrada", resolvi instalá-la.
Sou aquele tipo de pessoa que compra um eletrodoméstico ou um celular novo e leio o manual inteiro.
Bem, a luminária não veio com manual.
Imaginem a cena: eu, de pijama de cetim de calça e mangas compridas (não sei porque tenho a péssima mania de lavar louça, varrer casa e outras tarefas domésticas com a roupa de dormir. É claro que depois tenho de botar pra lavar, então uso umas 5 camisolas por semana).
Pego a escada, abro a dita cuja. Vou à gaveta de ferramentas pego duas chaves de fenda e dois alicates.
Desatarracho os parafusos que seguram a cúpula de vidro, coloco uma lâmpada comum de 100 (odeio a luz das lâmpadas econômicas, mas as tenho em meus abajures de leitura), volto a colocar os parafusos e pronto, já está com a lâmpada.
Desligo os disjuntores (não sou nenhuma oligofrênica e detesto levar choque)e subo na escada para retirar a luminária antiga. Quem instalou a tal (deve ter sido um dos meus cunhados)apertou tanto a rosca do acabamento, que quase desisti. Retiro a velha e desço da escada. Esqueci de subir com um alicate maior. Subo de volta e corto a fiação e desço para levar a velha para fora.
Sentada na cama, desencapo a fiação doa luminária nova. Facinho. Fios fininhos.
Subo de volta e desencapo a fiação da casa (grossona)com estilete. Desço de novo e pego a nova, mas como não tem ninguém para segurá-la para mim, seguro com os dentes o fio para a cúpula não bater no apoio da escada.Faço a ligação dos fios e procuro por fita isolante. Tem de um tudo na gaveta de feramentas, veda-rôsca, durex, Araldite, fita-crepe, fita larga para vedar caixas de papelão, mas nada de fita isolante.
Ligo para meu cunhado e ele é assertivo;"nada de durex.Pode ressecar e fechar curto".
Vou lá fora e pego as fitas do lustre antigo e elas são nojentas, melequentas e não querem colar direito. Anyway, coloco a bosta da fita isolante nojenta e por cima durex. Seja o que Deus quiser.

Foi aí que começou a tremedeira.
Seguro a porra do lustre com os dentes, subo no último degrau da escada e aparafuso uma pecinha de lata (uma reguinha com abas ovais e um buraco no meio por onde passa o fio e você atarracha o acabamento). Tenho que fazer certo para o troço não cair.
Levanto o acabamento (aquela tampa redondinha que fica no teto), ainda segurando o fio com os dentes e fico mais ou menos uns 10 minutos tremendo e tentanto atarrachar a coisa na reguinha. Acabei, mas aprendi umas coisas.
Os homens colocam as ferramentas nos bolsos para não subir e descer o tempo todo. Tentei colocar os alicates na cintura do pijama, mas o elástico é frouxinho e a calça caía toda hora. Alguém devia ter filmado o mico. Devo ter demorado no mínimo uma hora para fazer o serviço.
Outra coisa. É bom ter uns óculos de proteção pois cai uns pozinhos de dentro do buraco direto no olho.
De qualquer maneira, terminei o negócio, liguei os disjuntores e acendi a bosta da luminária. Funcionou.
É claro que um dos meus cunhados virá aqui e vai reinstalar tudo de novo, mas eu consegui. Espero que ela não caia em cima de mim, pois está acima da minha cama.
Quando terminei tudo, guardei a escada, as ferramentas, varri o chão, tirei o pijama, pus para lavar e tomei um super banho, pois estava completamente suada, com uns pedacinhos de rebôco e tremendo sem parar.
Meu próximo desafio, vai ser instalar chuveiro.
Me desejem boa sorte.

A foto acima é da luminária. Tirei com o celular. Não sei se está visível para vocês mas ficou linda de morrer.

4 comentários:

  1. Excelente...uma mulher polivalente. Escreve poesias, borda, faz figurinos lindos, instala chuveiro, luminárias e afins. Pra que homem dentro de casa gente...adorei isso e a luminária é linda!
    Beijos,
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Mulher independente é assim mesmo...Rsss!!!Mas já experimentou ficar de roupa velha até a hora de dormir, e a hora que acabar tudo, tomar super banho e colocar seu pijama de cetim!!!Logística...rsss!!!Deve ter sido ilério de se ver...Kkkkk!!!!Podia ter feito um video e colocado em seu facebook...rsss!!!Mas a tremedeira, não são os remédios?Bjs!Ótimo conto!!!

    ResponderExcluir