3 de out. de 2009

CONSELHO AOS HOMENS

Poucos escreveram e amaram as mulheres como Vinicius de Moraes. Hoje ele me parece um poeta/escritor relegado a um plano secundário e imerecido, mas Vinicius escrevia sobre nós como ninguém.

Agora, se um cara quer conquistar uma mulher, tem de ser o Chico Buarque.
O Chico conseguiu uma das maiores façanhas (acho eu), que foi encarnar a alma de uma mulher.
Eu escrevo sobre os homens, mas não consigo me colocar no lugar deles, por isso, meus textos sempre ficam com um tom de crítica, pois apesar de ser muito fálica, ainda assim não me reconheço em um papel masculino.

Vamos ao Chico então:

"...Bonita pra que os olhos do meu bem, não olhem mais ninguém, quando eu me revelar..." (A Mais Bonita)

"...Quero ficar no teu corpo feito tatuagem
que é pra te dar coragem
pra seguir viagem
quando a noite vem
E também pra me perpetuar em tua escrava
que você pega, esfrega, nega
mas não lava..." (Tatuagem - Chico e Ruy Guerra)

"...Eu sou sua alma gêmea
sou sua fêmea
seu par, sua irmã
Eu sou seu incesto
sou perfeita porque
igualzinha a você
eu não presto
eu não presto..." (Sob Medida)

Quando a gente escuta uma música do Chico, a gente sempre acha que foi feita para nós.
Tem sempre uma que se encaixa na nossa vida de mulher.
Eu ainda sou privilegiada, pois tem "A Rita" e meu pai sempre cantava pra mim. Eu achava que a música era minha.
Então rapazes românticos (ou os que querem ser passar por tal)escrevam um cartão com um pedaço de canção do Chico, (não esqueçam de colocar o crédito, pois não há nada mais ridículo que receber um texto plagiado de alguém) e um belo bouquet de flores e a moça tá no papo.
Agora se você conhece algum compositor romântico ou a moça é chegada em breganejo, tá valendo.
Boa sorte.

Obs. As músicas foram retiradas do livro "TANTAS PALAVRAS" do Chico Buarque, com Todas as Letras e reportagem biográfica de Humberto Werneck, editora Companhia das Letras.

Um comentário: